Roca Negra

Roca Negra   

O Refúgio Roca Negra é um dos lugares acessíveis com mais tempo de neve durante todo o inverno, por conta da sua posição geográfica. Localizado no Cerro Lopez, a 1.220 metros acima do nível do mar e a, aproximadamente, 30 km ao leste da Cordilheira dos Andes.

Acompanhados por um guia que nos conta um pouco sobre o caminho e sobre nosso cronograma do dia, saímos do centro em direção ao Circuito Chico, onde iremos percorrer cerca de 30 km, até chegar a base de Cerro Lopez.

Todos na base? Então, é hora de começar a aventura! Vamos subir a montanha em Jeeps 4×4, entre um dos bosques de Coihues (árvores nativas) mais antigos e bonitos da região.  A dimensão e imponência dessas árvores, verdes o ano todo e cobertas com um manto branco de neve durante o inverno, é de arrepiar. Conforme vamos ganhando altura, a paisagem vai mudando. Saímos do bosque e os mirantes naturais começam a abrir e a paisagem vai enchendo os olhos. 

Chegando ao refúgio, já é possível fazer lindas fotos com uma tremenda vista dos pontos mais altos do Cerro Lopez, Cerro Michacheo (ou Cara do Índio), Isla Sentinela que guarda os restos mortais de Perito Moreno, Lago Nahuel Huapi, Lago Moreno, Isla Victoria, Cordón Cuyín Manzano, considerado pré-cordilheira, dentre outros. 

Agora é hora de caminhar com as raquetas de neve! Depois de os guias explicarem as funções e como devemos usá-las, eles nos levam por um caminho impressionante, porém super tranquilo, até mesmo para quem não tem hábito de caminhar.

Entre mirantes naturais, os centenários Coihues dão lugar às enormes Lengas (árvores nativas encontradas acima dos mil metros de altura, acima do nível do mar). Durante toda a caminhada, os guias param em lugares estratégicos para descanso e informar sobre a flora e fauna únicas da Patagônia. É muito comum nessa época do ano e nessa região, avistarmos o Condor, uma das maiores aves do mundo, que pode chegar a um metro de altura e três de envergadura.

Então, já fica a dica: sempre que algum profissional do lugar gritar ‘Condor! Condor!’, olhe para o céu e acompanhe o voo suave dessa ave incrível e majestosa. 

Quando terminamos a caminhada, voltamos ao refúgio, onde somos recebidos com um delicioso chocolate quente, em um ambiente rústico, quentinho e aconchegante, ideal para recuperarmos a temperatura do corpo, sem deixar de apreciar a belíssima paisagem, graças às suas enormes janelas de vidro.

Voltamos à base do Cerro pelo mesmo caminho, para trocarmos de transporte e voltar para os hotéis com lindas histórias e recordações maravilhosas da viagem.

O intuito deste passeio é proporcionar uma verdadeira experiência de montanha: subida em 4×4; caminhada com raquetas; contato com dois bosques nativos da Patagônia e fondue com mesa compartilhada num refúgio quentinho, tendo a oportunidade de conversar e conhecer outras pessoas.  

Existem duas opções de Roca Negra: Caminhada com Raquetes e fondue de queijo (almoço) e Caminhada com Raquetas, entardecer e fondue de chocolate.  

*Dica de Ouro: No inverno temos menos horas de luz, pois os dias são mais curtos. O passeio ao entardecer é imperdível para quem visita Bariloche entre Junho e a primeira quinzena de Setembro, pois o pôr do sol nos revela cores incríveis entre as montanhas e o reflexo no Lago Nahuel Huapi. Podemos presenciar essa maravilha da natureza de cima da montanha e dentro do horário previsto do passeio. 

Fotos por: Active Patagonia.

Temporada

• Inverno

Duração

• Meio dia

Roupas

• Recomendamos o uso de roupas e calçados para neve, cachecol, gorro e luvas.

Dificuldade

• Baixa

Incluído

• Translado
• Guias habilitados
• Subida Veículos 4x4
• Caminhada com raquetas de neve
• Chocolate quente
• Fondue de chocolate

Não Incluído

• Bebidas